Suzano: PDT abriga ex-apoiadores de Estevam, que agora estão ao lado de Marcelo Candido

Publicado: 23 novembro 2011 por Luiz Domingues em Suzano
Tags:, , , , , , , , ,

O PDT se reforçou com um vereador e uma ex-vereadora: Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (ex-DEM) e Lúcia Montibeller (ex-PMDB, PPS, PR/PL, PSC, etc). Além disso, manteve um dos vereadores mais votados da última eleição, o ex-engraxate Oswaldo dos Santos, o Fadul. O que os três têm em comum? Foram apoiadores entusiastas do ex-prefeito Estevam Galvão de Oliveira (DEM), mas mudaram de lado e hoje são defensores do atual prefeito, Marcelo Candido (PT).

Fadul não gosta de ser oposição. Em 2000, quando foi eleito pela primeira vez, foi a maior surpresa da eleição. Era engraxate na Praça João Pessoa e estava filiado a um partido pequeno (PRTB). Era tratado por Estevam como “Fadulzinho”. Em 2004 se filiou ao PTB e fez campanha para Francisco Alberto Quadra Andrez, o Tiquinho. Eleito para um segundo mandato, foi pressionado pelo presidente do partido a votar com a oposição, o que o fez se transferir para o PDT (onde continua até hoje) para continuar ao lado do prefeito Marcelo Candido, ainda que o partido tenha tido candidatura própria em 2008, com Gerson Mamede.

Lúcia também não tem veia de oposição. Junto com Fadul, chegou a passar por um processo de cassação quando era vereadora em 2003 por conta de um congresso onde as despesas foram pagas com dinheiro público. O autor do processo foi seu atual patrão: Marcelo Candido. Eleita em 2000 pelo PL (atual PR), manteve-se na base de apoio do prefeito Estevam enquanto pode. Em 2005 deixou o PR rumo ao PPS, e finalmente ao PMDB. Tudo para continuar ao lado do prefeito nas votações. Derrotada nas urnas em 2008, ganhou como recompensa de Marcelo Candido uma secretaria municipal.

Já Nardinho é um caso diferente. Foi vereador e, como presidente da Câmara, ajudou o grupo de Estevam a conseguir derrubar o mandato do prefeito Firmino José da Costa em 1987. Permaneceu fiel ao grupo, tendo sido secretário municipal de Esportes nas gestões de Estevam e Paulo Tokuzumi. Com a ambição de se tornar o indicado pelo partido para suceder Estevam em 2004, chegou a iniciar uma pré-candidatura, pintando muros da cidade. Foi preterido e nem a vereador se candidatou.

Em 2008 foi eleito pelo DEM. Foi presidente do partido e atuou na oposição, votando e discursando contra o prefeito Marcelo Candido até este ano, quando tudo mudou. Deixou a presidência do DEM e passou a votar ocasionalmente com a administração, até finalmente mudar de partido sem dizer tchau ou pedir benção. Há quem diga que sua mudança teve origem nas notícias dos jornais, que indicavam a volta de Paulo Tokuzumi como braço direito de Estevam, e possível candidato a vice em sua chapa (ou até mesmo a prefeito).

Unidos no PDT, os três estão ao lado do PT neste momento, mas há nos bastidores rumores de que o partido poderá apoiar a chapa DEM/PSDB, tudo com um empurrãozinho de Arnaldo Pezzuol, ex-presidente da sigla na cidade. Além disso, atualmente o PDT faz parte do grupo conhecido como conselho suprapartidário, junto de PSL/PTN/PHS.

Confira quem pode ser candidato a vereador pelo PDT.

Disputaram em 2008 pelo PDT e permanecem no partido:

Nome Votação
Oswaldo dos Santos, o Fadul 2.595
Jorge Ueno 697
Valdir Francisco dos Santos 538
Josenilda Araujo Ramos 324
Aluizio Matias dos Santos 255
Sandro Alves Tanaka 229
Raimundo de Sousa Silva 190
Maria Doralice Fernandes 182
Orlando Vitor Salviano 170
Ernani Rodrigues Meira 169
Cláudio Esteves do Nascimento 160
Joel Gomes da Silva 113
José Aderivaldo Alves Rodrigues 88
Antônio Jocélio Pereira da Silva 64

TOTAL:

5.774

Disputaram em 2008 por outros partidos:

Nome Partido Votação
Arnaldo Marin Junior, o Nardinho DEM 1.784
Lúcia Montibeller PMDB 1.470
Pedro Soares Ferreira* PRTB 469
Orlando Pinheiro Ferreira* PRB 247

TOTAL:

3.970

* Filiação sub judice.

Não disputaram em 2008, mas estão filiados ao partido:

Nome Histórico
Pedro Benites Atual presidente do partido na cidade. Sindicalista, faz parte da executiva estadual do PDT
Fabrício Marin Filho de Nardinho. Dirigente esportivo da Ulbra, foi jogador de vôlei e pode ser opção ao legislativo caso o pai apareça numa chapa majoritária
Heber Salviano Coordenador e interlocutor do programa Escola Aberta da secretaria municipal de Educação
comentários
  1. Fabricio Marin disse:

    Na matéria do dia 23 de novembro de 2011 que fala sobre o PDT de Suzano, aparece o Sr. Pedro Benites como presidente, mas na verdade o presidente é o Sr. Arnaldo Pezzuol, me parece que o Pedro Benites é o vice-presidente do partido. Tem outros bons pré-candidatos ao cargo de vereador pelo partido que não estão citados na matéria. O PDT cresceu muito em Suzano com a chegada de novos integrantes. Hoje conta com dois vereadores na câmara, sendo o terceiro maior partido na casa junto com outros dois partidos que tem 2 vereadores, só que com uma diferença possui o vice-presidente da casa (Arnaldo Marin Júnior o Nardinho). Atualmente só seis partidos dos 29 oficiais tem representatividade na câmara de Suzano (PT com 4, PSDB com 3, PDT com 2, PTB com 2, DEM com 2 e o PSD com 1). Atualmente o PDT de Suzano possui pessoas que tem condições de serem pré-candidatos para todos os cargos para a próxima eleição (prefeito, vice e vereadores), sem contar também com pessoas que tem perfil para comandarem secretarias municipais. A diretoria executiva municipal do PDT está de parabéns pelo crescimento do partido na cidade. O partido está planejando se fará coligações com outros partidos para o cargo majoritário e também de vereadores na eleição de 2012. Parabéns Luiz Domingues e Isaias Augusto pelo blog. Um abraço Fabricio Marin.

    • Luiz Domingues disse:

      Obrigado pelo comentário Fabricio. Alguém já havia me dito sobre o Pezzuol. Quanto aos pré-candidatos, tentei contato com o próprio Pedro Benítez para conseguir a lista do partido mas não obtive resposta.

  2. Carlos Alberto Cavalcanti disse:

    Carlos Cavalcanti PDT de Suzano,menbro do Partido,ex Presidente da escola de Samba estrela dalva,Ex delegado de Cultura de Suzano,Tutor e coordenador da ULB,Universidade Aberta Leonel Brizola,Viçe presidente do movimento Negro do PDT,Eu tenho çerteza que o PDT Vai surpreender e muito nas eleiçoes de Suzano de 2012 temos o cuidado de manter nossos nucleos de varios seguimentos e etinias ao nosso lado com projetos em andamentos que iram surpreender ate mesmo adversarios com certa tradiçao na çidade,estamos preparado ,filiados e menbro e simpatizamtes e uma militançia forte e preparados em todos os semtidos,aguardem

  3. Carlos Cavalcanti PDT de Suzano,no Final de Janeiro A chapa e completa,ja teram os pre candidatos,pra todos analizarem